Via Semente - Os três pituchicos

14:03



Delba de Avelar Menezes é a escritora da grande obra “Os três pituchicos”. De uma forma preciosa ela conseguiu expressar o significado dessas “criaturinhas” tão essenciais na vida de várias pessoas desse “mundão”. Os cães nos ajudam a ressignificar nossas vidas e todos os dias, muito nos ensinam!
O título da obra contempla Pitucha, Charmoso e Pinguinho. Cada um com a sua própria personalidade e a sua maneira de se relacionar com seus donos. Em uma linguagem muito acessível, Delba nos possibilita ver esses protagonistas como seres singulares e nos faz abrir a mente e a criatividade para compreender as várias linguagens que se instalam em meio à relação, não sendo necessariamente, a forma habitual com a qual nos comunicamos. Nem tudo o que é verbal expressa a verdade e confere sentido às nossas existências.
A linda história dos pituchicos é subdivida em tópicos deliciosos que imediatamente viabilizam uma relação do leitor com o seu próprio cão, numa admirável tentativa de aplicar o enredo à sua própria realidade. “Como tudo começou”, “A infância” e “A personalidade de cada um”, por exemplo, são tópicos que me levaram a uma viagem pelo tempo permitindo-me visualizar a Melzinha e a Mariezinha, as minhas meninas preciosas. Uma salsicha danada de “arteira” e uma “lobinha” cheia de charme e afeto.
Lindas frases são postas em destaque por essa sensível escritora como: “Uma vida cheia de casos para contar”, “Os alimentos também tem sabor de afeto”. Acredito que essa obra para momentos tão turbulentos desse nosso planeta, é a porta ideal para o afago, o cuidado, a oportunidade de admirarmos a vida através dos nossos cães. Seres que compartilham de várias emoções conosco, desde as mais profundas alegrias, até as mais fúnebres tristezas.
Em uma das páginas Delba fala sobre a idade desses protagonistas tão incríveis, entretanto, algo de muito forte passa a existir ao longo de toda a leitura. Os pituchicos espalhados pelo mundo são eternos. Podem partir por algum motivo ou outro, mas deixam suas marcas, para além das patinhas fofinhas e que fazem um som muito especifico e agradável quando se aproximam...
“Os três pituchicos” é pra quem gosta da sensibilidade. É pra quem vê os animais como seres especiais, como seres importantes. Essa obra é acessível, conforta o coração, estimula a nossa memória ao pensarmos em todos os cães que já tivemos e através das fotografias e desenhos organizados pela equipe editorial, nos faz querer correr para perto dos nossos bichinhos, abraça-los e senti-los o máximo possível, nos esbaldando em puríssima amizade e amor.

Delba, tenho certeza de que os seus pituchicos estão gratos por essa biografia tão sublime e fiel ao amor que une vocês.

Merci!


Lucas Teles, 04 de outubro de 2019, às 18 horas.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Lucas, querido, que leitor precioso encontrei! Muito obrigada por suas palavras generosas. Para minha surpresa, deparei-me não somente com um leitor sensível mas, também, com um potente escritor. Afinal, filho de peixe, peixinho é!
    Agradeço a sua deliciosa análise literária. Certamente nos encontraremos outras vezes através da literatura por esse mundão de Deus, cheio de cachorros especiais e de pessoas de alma bonita, como você. Peço licença para publicar em minha página do Face. Quero contar pra todo mundo!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Subscribe