Via Semente - UM PRONTUÁRIO CANSADO, MAS VIVO

17:29


Nas manhãs de segunda ela me fazia relembrar aspectos das disciplinas de voz, estudadas nos semestres anteriores. Porém, mais ousada que todas! Com vestígios de áreas que não pertencem à Fonoaudiologia, e embora estivéssemos exaustos de tantos trabalhos e provas complexas, era o nosso momento de ampliar os horizontes para o marketing, para a administração, para o empreendimento. Uma mensagem de alerta aos nossos corações sobre o que seguir na profissão e como portar-se diante de um empreendimento próprio. Voz profissional, apesar de ser guiada por vezes de  um modo bem confuso, uma experiência bem diferente das outras.                                                            

Sutilmente os conteúdos de neuroanato e neurologia reapareciam. Pacientes afásicos instigavam-se sempre na tentativa de bolar uma estratégia bem eficaz para resolver o acometimento da linguagem oral e escrita. Este paciente, especialmente, fez-me relembrar o atendimento de um afásico que assisti de pertinho ainda no ciclo básico. Atendimento que repercutiu em elogios no trabalho de Fisio aplicada à fono e que me preencheu inteiramente de satisfação. A primeira hora da semana de ser verdadeiramente um fonoaudiólogo. Prática de linguagem adulto.                                                                         

O dia findava quando essa disciplina resolvia aparecer. Exausto eu assistia o fim do curso de perto, por meio das apresentações dos colegas de classe. Relatos riquíssimos e apresentações bem elaboradas, em função das atividades propostas. A Discussão de casos clínicos também sugeria um instante de voltar em certas lembranças, em certas falas e em determinados aprendizados, para fechar bem a compreensão sobre determinados tópicos. Ali todas as áreas da fono, praticamente, se encontravam. Aos poucos, sua ousadia em aparecer em pleno fim de tarde, ia sendo amenizada.

Uma docente que inspirou. Ela foi uma das pessoas que fez-me movimentar em um semestre letivo onde todo o cansaço físico possível resolveu manifestar-se. O Envelhecimento tornou-se poesia nas manhãs de terça e a forma como foi levado me reconfortou enquanto pode. Talvez ela não saiba o quanto, mas me foi útil de uma maneira espetacular.                                               

Santo Deus! Senti-me entre a cruz e a espada. Fazer uma prova final em que seria definido o tudo ou o nada foi tarefa difícil. Quando todos já estavam praticamente em clima de férias, ainda apareci naquela faculdade deserta e inabitada. As preces reverberaram e a aprovação também resolveu acontecer em territórios de Prática de Avaliação Vestibular. Foi por pouco, mas deu!                                                                                                                                           

Uma daquelas fases da semana em que nos perguntamos o motivo de estarmos ali. Se aquilo é realmente necessário. Agora, uma coisa precisa ficar clara e evidente por aqui. A higienização das mãos foi o para casa que passou a ser muito bem feito enquanto profissional da saúde. E algumas das séries de Grey’s Anatomy foram relembradas e vividas com muito vigor. Ética profissional e seus questionamentos em meio às inúmeras preocupações de um semestre que não estava sendo de Deus. Sério, “de verdade, de verdade”.                                          

A Linguagem Neurogênica e os mistérios que resolveram reaparecer dentro de mim. O Sistema Nervoso Central e suas áreas acometidas. Várias etiologias e várias manifestações lingüísticas. Não foi fácil conviver com ela e o medo em não dar conta, perseguiu-me desde o princípio. Tava difícil, tava incerto. Mas foi! O hemisfério direito fez-me sentir a segurança que faltava e o total naquele trabalho feito com horas de dedicação, foi o último gosto que minhas papilas gustativas puderam sentir. Avaliação e intervenção nos distúrbios da linguagem neurogênica. Tanta coisa pra assimilar, associar e uma pressão que quase me fez cair por aqui também.     

Que tal uma terapia dentro da própria classe? A poesia que me abraçava nas manhãs de terça aparecia nos inícios de tarde de quarta-feira. Por vezes meu corpo se entregava pro cansaço. Entretanto, um laço para com aquela professora que tornou-se tão querida. Tópicos em Fono B e a fonoaudiologia esmiuçada em protocolos, testes e avaliações.                                      

Eu sei que em você existe uma poesia, um jeito de ser extramamente inerente à ciência da Fonoaudiologia e à humanização que necessárias para atender pacientes com disfagia. Mas os erros, a minha desatenção e a minha passagem enganosa a um exame final sem necessidade alguma mexeram com o meu psicológico. Passei a questionar a própria fisiologia da deglutição mencionando-a por vezes como “invasiva, desgastante, por puríssimo pecado, desnecessária...”. Crueldade a minha seria continuar pensando assim depois que toda a tempestade havia se passado. Fissura e disfagia orofaríngea, ambulatório, aí vou eu!                               

Distúrbios da linguagem oral me transportou para a época de estagiário nas escolas. A subjetividade que ainda resta no curso materializada em uma só professora. Sei que seu jeitinho é criticado e ousado demais. Mas ela me conforta. Sinto que não vivi a disciplina como nos períodos três e quatro, mas a amei. De uma maneira peculiar, mas a amei bastante. Pelo menos, foi-se e por aqui, quinta de manhã, tudo ficará mais tranqüilo!                                                                     

Tantos aspectos de motricidade orofacial foram discutidos. A segunda hora da semana em que era preciso ser fonoaudiólogo. Apenas uma observação para me fazer precipitadamente vislumbrar o que seria de mim em pleno sétimo período de curso. Seu término cansou-me fortemente, mas eu a venci. Prática em MO I, distúrbios da MO.                                                                           

Marte desceu á Terra. Aparelhos de amplificação sonora e individual antecediam meu compromisso do projeto Viva Sorriso. Palestras e acúmulo de estresse de toda uma semana e preocupação com as relações interpessoais. Por sorte, acabou! Deu certo!                                                                                               

Adentrar o Hospital das Clínicas às quintas pela tarde só se tornou algo mais suave pra mim pela companhia de uma querida pessoa. Pessoa que torço demais pelo sucesso profissional e em todas as áreas da vida que possam ser citadas. Não vivi dias bons na reta final, mas deixar o II módulo para trás, me alegra bastante.                                                                                                                       

As notícias novas para o 6º e 7º períodos ressaltaram pra mim o quanto NENHUM CONHECIMENTO pode ser jogado fora. LIBRAS (Cenex Fale UGMH), psicologia escolar (LECAMPO UFMG) e epidemiologia (Técnico em meio ambiente) dispensadas. Aliviando meu 6º período e me presenteando antes mesmo de 2017 resolver aparecer por aqui. Que alegria depois de tanto sufoco! Mais um ano de FONOAUDIOLOGIA.

Lucas Teles, às 23:22 do dia 30 de dezembro de 2015.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Fantástico! Seus textos me deixam mais "apaixonada" por você e por fono! "Ai que vontade de te dar um abraço, aff..." hahaha lindo! <3 <3 <3 Você merece tudo de bom dessa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado linda, pelo elogio. Desejo-te muitos aninhos nesta profissão LINDA. Você já é uma merecedora. <3

      Excluir
  2. Caralho!! Que saudade da "minha" faculdade agora... vontade de correr pra casa e dizer: "cheguei Brasil, cheguei UFMG".
    Parabéns pelo texto MARAVILHOSO, Lucas. Não tenho dúvidas do GRANDE profissional que você será!! Me orgulho de ser sua colega de classe e futura colega de profissão.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, o que tenho a dizer pra ti é o mesmo. Me orgulho de ser o teu colega de classe e não tenho dúvidas de que este seu intercâmbio, é colheita do que você plantou de bom lá atrás... Parabéns moça! Não preciso mencionar que você irá pra longe, porque você já está distante, amadurecendo, aperfeiçoando os seus conhecimentos. Isso é dádiva da vida! Adoro-te e até logo...

      Excluir

Popular Posts

Subscribe