Via Semente - Resenha do livro "A aventura do nascimento de bebês com Reprodução Assistida"

17:45




Catherine Dolto e Myriam Szejer são médicas e as escritoras do livro “A aventura do nascimento de bebês com Reprodução Assistida”. O livro, agora disponibilizado no Brasil, passou por uma adaptação e tradução pela fonoaudióloga Erika Parlato. A editora é o Instituto Langage.
Ao se deparar com a primeira página, fica evidente o início de um diálogo suave e delicioso entre livro e leitor. O questionamento sobre “para quem se destina o conteúdo”, abre a possibilidade de refletir do início ao fim. Os termos médicos aqui fluem com uma naturalidade tal, que não assusta os olhos daqueles que estão mastigando palavra por palavra. A alusão inicial sobre a estrutura das famílias faz com que o leitor torne comum o fato de que todas as famílias possuem segredos e que as formas de reação para tais segredos, são diversas!
De repente, ao contrário de exaustivas aulas ou palestras, a genética, a embriologia e até mesmo os procedimentos médicos são explanados de uma maneira singular. Fazendo com que o leitor conheça o universo da medicina e que ele experiencie as várias formas do ser gerado. As questões sociais são sutilmente e delicadamente debatidas na tentativa, mais uma vez, de mostrar ao leitor que existem várias formas do nascer, várias estruturas familiares, que os comportamentos humanos diante das diferenças, podem ser múltiplos.
O livro das médicas e escritoras convida àqueles que foram frutos de uma reprodução assistida a se orgulharem ainda mais de suas próprias histórias. De se encontrarem e reencontrarem no mundo com um sentimento de orgulho e o mais incrível, com muita naturalidade. Do mesmo modo, o livro auxilia àqueles que nasceram pela forma “convencional”, a conhecerem a Reprodução Assistida e a encontrarem em sua essência, a poesia do nascer. Um livro para todos aqueles que se sentem orgulhosos de terem nascido. Um livro pra se ler só, pra se ler ao lado dos nossos pais, irmãos... Um livro para ser degustado tal como ele é em sua completude. De variadas formas!


Lucas Teles, às 21h42min do dia 29 de julho de 2016

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe