Via Semente - UM PRONTUÁRIO VIVO

17:20


   No estágio voluntário deparei-me com uma “alteração” da EMBRIOLOGIA que deixou aquele paciente a depender de uma cadeira de rodas.

             Nas minhas lembranças dos vários machucados que surgiram a CITOLOGIA me explicou o sangue seco presente na região da ferida.

             Os lábios leporinos vistos durante a vida reapareceram no contato semanal com a GENÉTICA HUMANA.

            Ao ouvir tantas formas de executar a linguagem dentro de minha própria classe, pude sentir a preciosidade da LINGUÍSTICA.

            As unidades públicas de saúde passaram a ter um novo significado após os conteúdos de POLÍTICA DE SAÚDE E PLANEJAMENTO. Ou seja, uma nova ótica havia nascido.

           Com a ANATOMIA pude conhecer o que acontece dentro dos corações humanos e a desmistificar aquele conceito restrito existente em desenhos que aprendemos a estruturar desde pequenos.

            Com a MODERNIDADE E MUDANÇA SOCIAL meu lado humano era então aguçado às sextas-feiras. Não sustentado pela ciência da saúde, mas pelo frescor das ciências humanas.

            Com a FONO GERAL eu via meu futuro mais perto como senão houvesse um longo trajeto acadêmico pela frente.

            As tardes de segunda me proporcionaram realizar um diagnóstico odontológico próprio. Posso causar raiz exposta se eu mantiver uma má escovação.

            A família de uma pessoa muito especial para mim propiciou-me ver o resultado da falta do hormônio do crescimento e a sentir a existência da FISIOLOGIA HUMANA.

            Um tio apresentou-me alteração de fala devido à perda de audição no trabalho e forçou-me a ver a troca do “m” pelo “b”, explicado pela FONÉTICA CLÍNICA.

            A COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS me fez crer que somos vários movimentos em busca de determinados ideais e que somos capazes de quaisquer que sejam os protestos para fazê-los acontecer.

            E, por fim, acabei aceitando o fato de que cápsulas de guaraná em pó somadas ao uso excessivo de cafeína nas madrugadas para manter-me acordado em meio aos estudos “sadios”, não vão me fazer chegar à meia-idade em agradáveis condições físicas. Isso me foi confirmado pelo DESENVOLVIMENTO HUMANO.

            Enfim, isso é o que posso dizer sobre o 1º ano na ciência que busca cuidar da comunicação humana enquanto acadêmico de Fonoaudiologia.


Lucas Teles, às 23h05min do dia 11 de dezembro de 2013.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe