Via Semente - Passaporte

20:38



A retirada do passaporte é um procedimento simples que exige, apenas, a atenção do solicitante. A priori, pensar em pedir esse documento pode parecer uma tarefa assustadora e burocrática. No fim das contas, é possível constatar, que todas as etapas são viáveis desde que se tenha cautela e cuidado desde o preenchimento dos dados até o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

Antes de qualquer procedimento, deve-se acessar o site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte e seguir as instruções que são apresentadas.





Posteriormente, o solicitante precisa quitar o valor do GRU respeitando a data de vencimento e fazer o agendamento para levar alguns documentos, tirar a foto 3x4 e pegar o comprovante com a data prevista para o recolhimento do documento.

No meu caso, o primeiro agendamento não foi possível, pois ao chegar ao UAI da Praça Sete (local em que optei no sistema para providenciar tudo) o sistema estava fora do ar. Portanto, na data 25 de junho às 15h10min não consegui apresentar meus documentos e tampouco pegar o canhoto constando a data de recolhimento.

Felizmente, fiz um novo agendamento que não exige outro pagamento, porém, com uma data bem posterior. Dia 15 de julho às 09h22min apresentei o que é pedido, a atendente providenciou a minha foto 3x4 e assinei o meu nome no documento pronto. No início da solicitação não havia saído a determinação do novo modelo com valor alterado, de R$ 156,07 para R$ 257,25. Então paguei o valor menor, entretanto, consegui receber o documento com validade atualizada. De 05 para 10 anos. Isso se deve a data limite de emissão dos passaportes antigos que foi no dia 07 de julho, ou seja, antes da nova data de agendamento que foi possível marcar para o dia 15 do mesmo mês.

Esse foi o caminho que precisei trilhar para estar munido do documento de viagem sendo necessário estar atento para a próxima “correria” que será resultado do auxílio, verificação de passagens e visto exigido na Europa com permanência superior a três meses.

Às 00:38 de 30 de julho de 2015










You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe