Via Semente - Relatos de um (futuro) intercambista

07:12



Em nenhum momento de minha vida a possibilidade de conhecer outros lugares do mundo tornou-se palpável, até o dia em que decidi me inscrever para o Edital de nº 001/2015 do programa de internacionalização Minas Mundi da UFMG, universidade em que encontro-me matriculado atualmente.

Essa tentativa foi elaborada, pensada e repensada desde o início de 2014 quando comecei a coletar informações de colegas que haviam passado por tal experiência. Ciente de que eu poderia ter problemas para tentar o Ciência Sem Fronteiras que é um programa de intercâmbio válido para todo o território nacional (no que se refere ao domínio de outra língua e uma nota de ENEM atualizada) optei pelo intercâmbio que existe para alunos da UFMG e escolhi Portugal.


A partir da decisão passei a fazer acessos constantes no site do programa para não perder absolutamente nada! Fiz questão de salvar o cronograma do processo seletivo para ter um norte e não me perder pelo caminho. 


No dia 08 de abril de 2015, embora o edital já estivesse disponível no site, a DRI, que é a Diretoria de Relações Internacionais, marcou inesperadamente um encontro com os alunos participantes do edital, para entenderem melhor todo o processo seletivo. Tomado por um desespero e pego de surpresa, pois eu não estava na república que é mais perto de todos os campus da universidade, preparei-me às pressas para a tal palestra e tentei prestar atenção nas explicações das professoras representantes, assim como das dúvidas dos meus colegas. O evento aconteceu em um auditório da Faculdade de Letras da universidade e teve a duração de 01 (uma) hora. Acredito que, por ter sido avisado inesperadamente por toda a equipe, nem todos os concorrentes conseguiram comparecer e esclarecer suas dúvidas, mas enfim, eu fui e de certa forma consegui clarear um pouco a mente sobre aquilo que eu estava pretendendo fazer.

A DRI enviou após a palestra, algumas informações complementares do processo seletivo, tais como:

ü  Critérios de avaliação e de pontuação da primeira e segunda etapa;
ü  Distribuição de recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente;
ü  Compromissos do estudante selecionado;
ü  Acesso ao portal Minha UFMG;
ü  Procedimentos junto a Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Eles sempre reforçaram a cada notícia lançada, a data da inscrição para que o aluno não perdesse. No caso, as inscrições foram liberadas no dia 13 de abril e finalizadas no dia 17, ou seja, uma semana para demonstrar interesse ao programa. 



E então as inscrições começaram. Naquela semana recebi inúmeras tarefas da faculdade e ainda assim, só fui embora após cumprir com todas as aulas e depois de demorar um bom tempo elaborando minha carta de intenções. Abaixo uma seqüência de imagens que o aluno deve seguir para realizar a inscrição ao processo, que consiste na primeira etapa.




O ideal é procurar um local tranqüilo para preencher todos os dados. Estar sozinho (pois na faculdade sempre aparece alguém no meio do preenchimento e você acaba sendo indagado sobre o que está fazendo). Então, a fim de não causar desconforto em si mesmo e nem em quem questiona, o aconselhável é estar só para fazer tudo isso. A carta deve ser sucinta e deve conter informações acerca dos seus objetivos nos pilares mais comentados e reforçados dentro da UFMG ensino, pesquisa e extensão. Sempre aliando universidade de destino com a UFMG e a troca que você poderá executar entre as duas instituições. Ter um currículo regado a experiências profissionais e, sobretudo, acadêmicas, como iniciação, projetos de extensão e monitorias, é um elemento que aumenta consideravelmente a possibilidade de aprovação para a segunda fase do programa. Posso afirmar por mim mesmo. Foi praticamente uma garantia e os avaliadores olham bastante essas informações.

Após a inscrição na fase inicial do programa, a ansiedade foi transferida para a fase final. Em torno do dia 05 de maio saiu a lista oficial com os classificados. Do dia 25 ao dia 29 de maio os alunos participaram das argüições orais. O máximo de inscrições permitido são duas equivalentes a uma universidade cada. O aluno pode ter a sorte de realizar as entrevistas no mesmo dia, como ser escalado em dias diferentes (o meu caso) e ele provavelmente precisará se ausentar de uma aula (no caso de ser um estudante do diurno) para estar na seleção final.

Nessa seleção devemos comprovar cada detalhe inserido no sistema por meio dos certificados e/ou declarações devidamente carimbadas e assinadas. Aconselho conferir todas essas certificações antes mesmo do edital ser divulgado. Na entrevista somos avaliados por dois professores que podem ser de qualquer departamento dentro da universidade. Os meus, por sorte, eram da humanas (área em que ingressei-me inicialmente na UFMG) e saúde (área em que faço parte atualmente). Usei a primeira entrevista para melhorar a segunda, pois como não havia participado de nada semelhante anteriormente, mal sabia o que dizer. Fiz muitas perguntas para os colegas que haviam vivido a experiência, mas apenas vivendo para realmente ter uma noção de como se portar. É primordial saber informações da cidade de destino, do curso na UFMG assim como na universidade daquele país, e sempre reforçar aos avaliadores o motivo pelo qual você está tentando aquela seleção. Mencionar os pilares supracitados garante alguns pontinhos na jogada (ensino, pesquisa e extensão). E se você já passou por essas três estruturas dentro ou fora da UFMG em uma outra instituição, não deixe de mencioná-las, uma frase que usei e que percebi certa satisfação dos professores, foi a de que eu havia perpassado por cada uma delas e citei os trabalhos que fiz e àqueles que eu ainda estava executando.
Finalmente, após adiarem a data prevista, no dia 26 de maio os resultados finais foram lançados. 

Acontece que diversas especulações sobre o programa surgiram, pois nenhum aluno, mesmo sondando pessoas que já haviam viajado anteriormente, não sabia como proceder após esses resultados. O caminho não termina com o resultado da segunda etapa, porque em seguida a preocupação maior para alunos carentes, é a bolsa de manutenção durante o semestre letivo no país de destino. Felizmente,  a DRI lançou um informativo sobre isso tranqüilizando todos os envolvidos.
Informativo sobre o programa Minas Mundi

DESTACADO
26 de junho de 2015 by dri

Em virtude da maneira equivocada como algumas informações relacionadas ao processo seletivo do programa Minas Mundi foram interpretadas, esclarecemos que o e-mail recursos@dri.ufmg.br deve ser utilizado apenas para os alunos que desejam interpor recurso contra o resultado final, e que o prazo para esse tipo de recurso que visa questionar o resultado final é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado final.

Além disso, pedimos aos estudantes que desconsiderem a confirmação da vaga de intercâmbio que está na plataforma Minha UFMG, pois de acordo com o edital a confirmação deve ser feita em resposta ao e-mail que a DRI irá enviar aos estudantes para informar sobre o resultado das bolsas.

No momento, os estudantes aprovados e os excedentes prioritários que desejam concorrer ao apoio financeiro, mas que não são classificados nos nos níveis, I, II ou III pela FUMP, deverão se preocupar apenas em preencher o questionário socioeconômico e protocolar os devidos documentos solicitados pela FUMP, conforme disposto no item V do documento “Informações complementares ao Edital 001_2015 Programa Minas Mundi”.

Tendo como objetivo explicar as etapas do processo seletivo do Programa Minas Mundi, a DRI desenvolveu um passo a passo que pode ser visualizado a seguir.

Mesmo com o comunicado divulgado, muitas foram as incertezas e para não correr o risco de perder a oportunidade conquistada com muito suor, entrei em contato com a FUMP, instituição que ajuda os alunos da UFMG a se manterem na universidade diante de tantos gastos. Como sempre fui aluno carente, nunca deixei de conseguir os auxílios evidentemente sempre estando atento às datas e informações necessárias. Ao comparecer pessoalmente ao prédio, a atendente me explicou que o aluno tem uma semana ou pouco mais que isso para avisar à fundação de que pretende receber o auxílio. E pode acreditar esse “pequeno” e precioso detalhe ainda não havia sido difundido. Como eu já estava no local, logo a pedi que enviasse o meu processo. Como toda a minha análise socioeconômica estava atualizada com prazo de vencimento para o fim do meu curso, ela disse que eu precisava apenas esperar. Tudo estava para ser definido pela DRI. Atualmente estou aguardando este resultado da bolsa que irá, definitivamente, possibilitar a minha ida à Portugal em agosto de 2016.

Mesmo assim, não deixei de correr atrás de outros detalhes. Independente de algo dar errado, o que se deve ter em mente é que nada será em vão e que você estará apto e mais tranqüilo para uma nova tentativa de intercâmbio, quem sabe, talvez, para o CSF? Cujo programa concede um tempo maior no país de destino, com outra língua de aprendizado e com uma bolsa de manutenção consideravelmente maior. Aos que não têm medo de arriscar, o ideal é preparar-se para isso fazendo um bom ENEM e especializando os conhecimentos no inglês, francês ou outra língua qualquer para atingir uma nota alta nos testes e certificações internacionais.

Solicitei meu passaporte e logo abri uma conta para reservar vagarosamente algumas economias. Como muitos alunos disseram, o auxílio sai em cima da hora e pelo menos as passagens, precisam ser compradas em parte com o próprio dinheiro. E como a bolsa é limitada, ao contrário do CSF, ninguém vai querer correr o risco de deixar de visitar algum país ou de manter-se no local por falta de “grana”, certo?

Fora isso, entrar em grupos no facebook e nos aplicativos de celulares é uma forma interessante de fisgar informações. Pois ali alunos compartilham seus desesperos e experiências. Continuar a busca pelo local de destino deve ser um para casa praticado constantemente e ainda que o resultado final do auxílio não seja lançado, ir em busca de agências de viagem etc, não faz mal! O mês previsto para o resultado do auxílio é outubro, de acordo com a seleção dos anos anteriores. O único problema é que, mesmo para alunos aprovados no segundo semestre do ano posterior, como eu, recebem o dinheiro meses ou talvez dias antes da partida. Portanto, mais um motivo para juntar as economias e não arriscar perder tudo o que conquistou com tanto esforço.

Um forte abraço e boa sorte para você que como eu, sonha em pisar terras estrangeiras.  

P. S. Para alunos que não tiveram a oportunidade de especilizar-se em uma língua e que vai correr contra o tempo até a data de partida. Instrumentos que recorri para aprender um pouquinho do inglês (afinal, o intuito de quem vai é conhecer dentro das condições financeiras, é claro, uns 3 países além de Portugal).


Uma prima que mal sabia inglês hoje leciona nessa escola de idiomas que tem uma metodologia de ensino diferenciada. Os preços são acessíveis e ela foi treinada pelo esposo, proprietário da escola, para lecionar os níveis básico e intermediário. Além disso, recorrer a outros veículos na internet como sites e aplicativos nos dispositivos eletrônicos, ajuda bastante na aquisição do inglês.

Curso gratuito, online e com certificado enviado por e-mail em pdf: http://www.inglescurso.net.br/
Aplicativo com treinamento em inglês diário: https://www.duolingo.com/








You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe